O Universidade das Crianças é um projeto de extensão que tem o objetivo de disseminar conceitos e descobertas da ciência. Para isso a equipe do projeto responde aos questionamentos do público infantil. As perguntas das crianças são adaptadas e respondidas em programas de áudio e vídeos de animação. Já são mais de 770 respostas diferentes sobre o corpo humano e o meio ambiente em texto, áudio e vídeo.

A coordenadora deste projeto de extensão reconhecido internacionalmente, professora Débora d’Ávila Reis, do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), conversou com o jornalista Itamar Rigueira, do Boletim UFMG sobre a trajetória, perspectivas e avanços.

Em outubro o projeto faz um encontro em Diamantina com o intuito de consolidar uma rede que propicie a troca de experiências, o planejamento de ações comuns, a formação de multiplicadores e a cooperação na produção de materiais de divulgação científica para e com o público infantojuvenil

Vitiste o site da Universidade das Crianças (www.universidadedascriancas.org)

Leia "O poder das perguntas", de Itamar Riqueira, na edição de do Boletim da UFMG.