A Biostartup Vet Solutions, que atualmente desenvolve uma vacina terapêutica para cães com leishmaniose visceral foi classificada por um júri especializado como a melhor entre as 15 empresas que continuam aceleradas na Biominas. Os projetos impressionaram os jurados pela qualidade e foco no mercado (Veja lista abaixo).

A "Vacina terapêutica" contra a leishmaniose visceral canina é um imunobiológico dirigido ao controle do inseto transmissor desta infecção, que também tem o objetivo de bloquear a transmissão do protozoário causador da leishmaniose visceral em cães infectados. Isto possibilitaria o tratamento do cão com leishmaniose visceral sem oferecer risco à saúde pública.

A equipe de pesquisa é composta pelos professores Rodolfo Giunchetti (foto) e Walderez Ornelaz Dutra (Departamento de Morfologia do ICB), além das pesquisadoras Patrícia Silveira (pós-doutoranda no programa PNPD-CAPES da pós-graduação em Biologia Celular) e Denise da Silveira Lemos (Professora do Uni-BH).

Biostartup Lab

O BioStartup Lab é o único programa de pré-aceleração de startups de ciências da vida em nosso país, segundo a Biominas Brasil e o Sebrae Minas, executores da iniciativa. O programa recebeu mais de 450 inscrições, de empreendedores e pesquisadores de seis países, 14 estados brasileiros e de 64 instituições de ensino e pesquisa. Da primeira rodada foram selecionadas 21 equipes das áreas de saúde humana, agronegócio, meio ambiente e digital health.

Nesta segunda etapa os representantes das startups tiveram 4 minutos para expor seu modelo de negócios à banca de jurados, composta pelo presidente da Biominas, Eduardo Emrich, Flávio Baeta Moreira, Analista de Tecnologia do Sebrae, e Pedro Drummond, da Inseed Investimentos.

A última seletiva do programa será no dia 5 de outubro para escolher as 10 startups que subirão ao palco no DemoDay do BioStartup Lab, que acontece dois dias depois, no dia 07/10.

Conheça as 15 startups que seguem no programa

1) Vet solutions – Vacina terapêutica para cães com leishmaniose visceral