Menu

A UFMG vai disponibilizar fundo de R$ 1 milhão para atendimento de solicitações emergenciais dos programas de pós-graduação. O anúncio foi feito pelo reitor Jaime Ramírez na tarde desta segunda-feira, 27, em reunião de trabalho com os coordenadores dos 82 programas de pós-graduação da UFMG.

"Em um momento com restrições orçamentárias, estamos sinalizando para atendimento, até o final deste ano, de demandas que serão qualificadas pela Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG)”, afirmou.

Para a pró-reitora de Pós-graduação Denise Maria Trombert de Oliveira (foto), que é professora do ICB, “Neste momento em que a própria UFMG é contingenciada, como as demais instituições, o Reitorado demonstra reconhecer a relevância da pós-graduação".

Segundo ela, os programas podem apresentar à PRPG, até meados de agosto, proposta que mostre a utilização emergencial desses recursos. “Uma cota de até R$ 20 mil por programa pode ser solicitada de modo que possa ser usada ainda neste ano, para garantir atividades essenciais”, acrescentou a pró-reitora.

Denise Oliveira lembrou que vários contingenciamentos feitos na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no ano passado se mantiveram. Além disso, a forma de concessão de recursos mudou muito, o que repercutiu em programas que receberam volume menor do que nos anos anteriores.

Reunião de trabalho
A pró-reitora explicou que a reunião de trabalho foi organizada com o objetivo de discutir rotinas atuais da pós-graduação, mudanças de sistemática de cálculos de recursos para custeio, forma de distribuição de bolsas e questões legais que envolvem resoluções que estão em discussão tanto na esfera federal - no âmbito do Conselho Nacional de Educação - como na própria UFMG.

“Esse tipo de encontro é sempre importante, sobretudo em um período de tantas mudanças, para sabermos qual a visão da Reitoria, sendo a questão dos recursos uma das que mais nos preocupam”, observou coordenador do programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Luiz Chaimowicz.

Rotinas
A conversa com os coordenadores incluiu informes sobre a reunião realizada na semana passada com os servidores que atuam nas secretarias dos programas. "Foi um encontro para atualizá-los sobre o estado da arte da pós-graduação na UFMG.

Cada setor da PRPG apresentou suas principais rotinas e procedimentos e destacou os pontos que costumam falhar na comunicação com as secretarias dos programas", explicou Denise Oliveira.

 

(Com Agência de Notícias da UFMG, Fotos de Foca Lisboa/UFMG)

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo