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Comemorando resultados já alcançados, dirigentes do maior centro de ensino e pesquisa da América Latina destacam importância da participação ativa da comunidade interna para a necessária modernização do Instituto

A dupla reuniu a equipe de administração nesta terça, 17, exatamente no meio do mandato, para “celebrar a data e renovar as energias para os novos desafios”. Na semana anterior foi realizada uma reunião de avaliaçãoA Diretoria do ICB completa dois anos, agora, em maio. A nomeação dos nomes dos professores Andréa Macedo e Carlos Rosa à frente da diretoria do ICB foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 17 de maio de 2014. A cerimônia de posse ocorreu na véspera.

“Mesmo enfrentando uma realidade política e econômica diferenciada, Carlos e eu  temos a percepção de que este período foi muito produtivo”, avalia a diretora Andréa Macedo, consciente de que ainda há muito o que fazer e se declara com toda a energia e disposição para buscar sempre novos caminhos. 

Desde o princípio o foco tem sido na promoção das pessoas e na elevação da capacitação de servidores. Assim como a constante busca pelo aperfeiçoamento dos processos decisórios.

“Acreditamos que o ser humano deva estar em constante desenvolvimento. O capital humano é o grande diferencial de uma organização de excelência, focada em resultados, como o ICB”, diz.

Como baliza desse caminho, ela cita a elaboração e aprovação na Congregação dos princípios essenciais do Instituto como um ponto que merece destaque. A fixação dos conceitos de missão, visão e valores do ICB estabelecem direção estratégica que passa a orientar o exercício da liderança compartilhada.

Isso não só facilita que toda a comunidade conceba um norte comum e tenha condições de desenvolver um planejamento angulado com os reais objetivos do ICB, mas também reflete o trabalho desempenhado conforme propostas feitas ainda na eleição, destaca o vice, Carlos Rosa.

O ritmo das obras e ações de modernização da infraestrutura foram as que mais sofreram impacto das mudanças políticas e econômicas do país.

“Se por um lado isso atrasou e até inviabilizou uma série de obras, compra de equipamentos e insumos importantes para o dia a dia do Instituto, por outro lado exigiu a descoberta de novos caminhos e formas de se estabelecer prioridades de investimentos, buscando maximizar os ganhos com o menor investimento possível”, declarou Rosa.

De todas as unidades da UFMG, o ICB foi reconhecido pela administração central como sendo uma das unidades com o maior deficit de pessoal, especialmente de técnicos de laboratório, mas também de pessoal administrativo e de professores. A situação vem sendo corrigida, mas ainda não é a ideal e a necessária. 

Na área da pesquisa, ensino e extensão, foram propostas ações e procurou-se dar apoio a todas as iniciativas que privilegiaram essas áreas (veja quadro abaixo).

Reorientar estratégia política e financeira é um dos grandes desafios até 2018, num cenário de muitas incertezas.

“Continuaremos contando com o apoio e a participação de todos”, declara Carlos Rosa.

A diretora, mais uma vez, pede que sugestões e avaliações sejam enviadas diretamente para

CONHEÇA ALGUMAS DAS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES DA DIRETORIA

  • Instalação da Central de Processamento de Dados do ICB, onde também foi instalado o supercomputador, dirigido à pesquisa de células
  • Término das primeiras etapas das obras nos blocos G e H
  • Implantação do Laboratório de Proteômica
  • Recuperação e impermeabilização dos auditórios do ICB
  • Projeto de revitalização das áreas verdes do ICB
  • Na área da gestão de pessoas, incorporação de um maior número de servidores docentes e TAE, revertendo a lógica de uma redução significativa
  • Atendimento individualizado e personalizado dos membros da comunidade do ICB
  • Reuniões periódicas com a equipe de administração central, chefias de departamento e muitas outras.
  • Realização de concurso público para Técnico de Laboratório, especificamente voltado para as demandas e necessidades do Instituto
  • Implantação das Gerências, criadas na gestão dos professores Thomaz Santos e Janetti Nogueira de Francischi, e capacitação dos gerentes
  • Comemoração de datas especiais, algumas tradicionais, outras introduzidas como forma de incentivar o relacionamento interno: Dia do Biólogo, Dia das Mães, Festa Junina, Confraternização de Natal (Churrascão), Ações culturais (lançamento de livros de servidores, sessão musical “EmCantos do ICB”)
  • Treinamento de combate e prevenção a incêndios e constituição da Brigada de Incêndio do ICB
  • Apoio institucional a iniciativas de servidores que incentivem a promoção do relacionamento e da autoestima, como os recentes Dia da Beleza, ICBem Viver e campanhas de valorização humana ou educação técnico-científica
  • Elaboração de projetos CTInfra/Finep
  • Criação do Ano do Cuidado do ICB, como meio de promover a educação continuada dos princípios de biossegurança
    Gestão com coparticipação da comunidade em todas as fases do processo: tomada de decisão, planejamento, execução
  • Espaço de convivência para servidores fazerem suas refeições diárias, com conforto e segurança alimentar, além de se constituir em mais um espaço potencial para o relacionamento interno, ao fortalecimento de ambiente de harmonia, trabalho e colaboração produtiva
  • Qualificação da Cantina do ICB
  • Vários projetos foram desenvolvidos em colaboração com os Núcleos Acadêmicos
  • Projeto cultural como projeto “Banheiros e Corredores Galeria”, que expos em local de grande circulação uma série de obras de ilustração científica
  • Transformação da antiga proposta dos Encontros de Pesquisa, em “Ciência, Ensino e Cultura”, valorizando a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão
  • Apoio ao incremento da realização dos Seminários de Pesquisa, pelo NAPq, com a participação de palestrantes locais e externos, inclusive internacionais
  • Incentivo à implantação dos plantões CTIT – que oferece orientação sobre depósito de patentes aos pesquisadores do ICB. O Instituto detém mais de um terço de todas as patentes da UFMG
  • Efetiva participação do Cenex em iniciativas da administração central da UFMG, como na elaboração dos critérios avaliativos das atividades de Extensão, pela Pró-reitoria de Extensão
  • Início dos estudos e levantamentos para a estruturação e criação do Centro de Graduação do ICB – Cegrad
  • Apoio à criação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio), sediado no Napg do ICB, e que busca constituir uma rede nacional para oferecer mestrado profissional para professores de biologia lotados na rede pública brasileira, a distância. Primeiro programa desse tipo com sede na UFMG
  • Apoio aos servidores interessados em se melhor capacitar, do ensino médio à pós-graduação
  • Apoio a iniciativas dos 15 programas de Pós e institucionalização da aula inaugural, como os eventos “Fosfoetanolamina em Foco” e “Desafios e possibilidades da interface da pós-graduação”, realizados pelo Napg
  • Início de implantação da Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB (ACBio), que já conta com três servidores e tem como função principal aperfeiçoar o relacionamento institucional com nossos diferentes públicos, internos e externos
  • Lançamento do novo site do ICB
  • Lançamento da TV ICB
  • Reorganização do Comissão Interna de Biossegurança (Cibio) e promoção de discussões para efetivar ações do Núcleo de Biossegurança do ICB, a ser implantado
  • Colaboração no plano de gestão de resíduos de saúde da UFMG
  • Criação do NARI- Núcleo de Relações Internacionais do ICB
  • Campanhas de conscientização da necessidade de aumento das ações de extensão
  • Participação no projeto piloto da UFMG para implantação do regime de trabalho de 30 horas nos locais onde haja atendimento ininterrupto a estudantes das 7h às 22h
  • Treinamento de lideranças, buscando também capacitá-las para multiplicar as técnicas abordadas entre os demais servidores

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