Menu

Foi nesta quarta-feira, 18, que uma verdadeira "operação descarte" foi montada no ICB, pela Gerência de Residuos (Geres), para descartar 3.199,19 Kg de resíduos químicos perigosos.

Estes resíduos foram encaminhados ao entreposto de resíduos químicos do ICB por 37 laboratórios, de nove departamentos, no período de dezembro de 2015 a maio de 2016 (veja gráfico). O custo da operação foi de aproximadamente R$ 10 mil.

Organizada pelo Departamento de Gestão Ambiental (DGA) da Pró-reitoria de Administração da UFMG, a retirada do material é feita por empresa credenciada, que se responsabiliza pelo devido destino do material, segundo a legislação e normas específicas.

A farmacêutica Aparecida Campana, gerente de resíduos do ICB, chama a atenção para a importância de se aprimorar o planejamento dos experimentos e aulas práticas, no sentido de se buscar reduzir o volume de produtos utilizados.

"Isso iria resultar também na redução do valor investido tanto na compra dos produtos químicos, quanto no valor pago para o seu descarte", observa.

A gerente também lembra a importância dos princípios de biossegurança, que envolvem as normas internas especificas para o gerenciamento de resíduos químicos perigosos, estabelecidas em consonância com os procedimentos aprovados pelo DGA.

 

Para mais informações acesse a página do Geres-ICB

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo