O Programa de Extensão “Ciência no Ar” fez o pré-lançamento de dois livros de divulgação científica na Bienal do Livro de Minas Gerais, que está no Expominas, entre 15 e 24 de abril, no bairro Gameleira, em Belo Horizonte.

Em formato de bolso, “Ciência e Leitura em trânsito” é uma coletânea de textos veiculados nos ônibus de BH nos últimos meses. De uma lado, os textos do Ciência para Todos, coordenado pelas professoras Adlane Vilas Boas e Mônica Bucciarelli-Rodriguez, do departamento de Biologia Geral do ICB.

Do outro lado da obra estão textos literários do projeto Leitura para Todos, coordenado pela professora de Literatura Comparada e Teoria da Literatura, Maria Antonieta Pereira, da Faculdade de Letras da UFMG. São 82 páginas, divididas irmãmente pelos lados opostos da publicação. Em 2012 os projetos já tinham publicado outra coletânea dos textos da época, que agora foram atualizados.

“De Carona com a Ciência” é o outro livro pré-lançado, colorido e ilustrado, em dois volumes coloridos, fartamente ilustrados. Numa roupagem lúdica e bem-humorada, como é objetivo do projeto, o livro os textos do Ciência para Todos, veiculados entre 2014 e 2015 nos ônibus.

Ambos com o propósito de oferecer uma oportunidade de os usuários de ônibus em Belo Horizonte aproveitarem seu tempo livre no ônibus para aprender sobre ciência, “brincando”. Os professores cursistas da especialização em Ensino de Ciências por Investigação – ENCI e seus alunos também vão receber cópias dos livros.

O financiamento é do Programa de Extensão Universitária (Proext 2014 MEC-Sesu), com apoio do Programa de Fomento de Bolsas de Extensão (Pbext UFMG), da Rádio UFMG Educativa, da BHTrans, agência de transporte e trânsito de Belo Horizonte.

As responsáveis pelo projeto planejam fazer o lançamento na UFMG, em breve, mas você já pode pegar um exemplar Online no site do Ciência no Ar.

Ilustração: Lucas Martins
Design gráfico: Isabella Villani