Departamento de Microbiologia
UFMG
UFMG

Microbiologia Aplicada

O Laboratório de Microbiologia Aplicada inclui três grupos de trabalho.

O grupo de trabalho Diagnóstico genético de doenças infecciosas desenvolve estudos inseridos em duas linhas de pesquisa. Na linha "Etiopatogenia de doenças infecciosas do sistema digestivo" investigamos, por métodos microbiológico, imunológico e de genética molecular, agentes bacterianos e virais de diarréia aguda e caracterizamos os mesmos, especialmente no que se refere aos marcadores bacterianos de virulência e à produção de substâncias antagonistas por bactérias diarreiogênicas. Na linha "Microbiota de seres humanos" avaliamos, do ponto de vista qualitativo e quantitativo, por métodos clássicos de bacteriologia e por técnicas de genética molecular, a constituição da microbiota indígena intestinal e oral.

O grupo de trabalho Biotecnologia ambiental desenvolve estudos voltados para o entendimento da função dos microrganismos em processos biológicos naturais e artificiais, em termos de sua diversidade funcional, bioquímica e genética, visando a sua aplicação em projetos de biorremediação, com ênfase na biodegradação de fenóis, hidrocarbonetos aromáticos e alifáticos; desenvolvimento da tecnologia de agentes biossurfactantes e de-emulsificantes; além do desenvolvimento de novos produtos, como etanol, enzimas lípases e biossurfactantes, a partir da glicerina, subproduto do biodiesel.

O grupo de trabalho Bactérias do Ácido Láctico desenvolve estudos inseridos em dois grupos de pesquisa: "Ecologia e Fisiologia de Microrganismos" e "Infecções cérvico-vaginais". Priorizamos pesquisas com ênfase nos seguintes temas: estudo da diversidade de Bactérias do Ácido Láctico (BAL) em ecossistemas gastrintestinal e vaginal e em alimentos naturalmente fermentados; potencial probiótico de BAL, incluindo o estudo dos mecanismos de ação in vitro e in vivo; e purificação, caracterização química e molecular de bacteriocinas e substâncias antimicrobianas produzidas por BAL.

 

Professores vinculados

 

Funcionários vinculados

Departamento de Microbiologia - Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - C.P. 486 - CEP 31270-901 - Belo Horizonte, MG
Telefones: +55 31 3409-2728 / 2731 - Fax: +55 31 3409-2730