Revista de Psicofisiologia, 2(1), 1998 |
2.3) O desenvolvimento
da cognição segundo Piaget
Enfatizaremos o papel ativo do desenvolvimento da criança e nas mudanças de suas estratégias de interação com o ambiente, ou seja, crianças de diferentes idades abordam os problemas básicos de aprendizagem de diferentes formas. As crianças pequenas aprendem mais lentamente, mas elas também parecem usar estratégias diferentes. Para Piaget toda criança nasceria com certas estratégias inatas, genéticas, para interagir com o ambiente. Estas estratégias primitivas são o ponto de partida para o desenvolvimento do pensamento, mas elas se modificam gradualmente, em função da relação da criança com o meio ambiente. Sua teoria sugere que existam dois processos fundamentas no funcionamento intelectual de como o ser humano vai organizar suas experiências e adaptá-las ao que foi experimentado. Estes processos seriam a "adaptação" e a "organização". O primeiro em seu nível mais básico seria um processo de ajustamento comportamental ao meio ambiente, embora fisiologicamente seja usado no sentido sensorial de reação ás agressões do meio. Já a organização da experiência incluiria processos como a combinação das informações provenientes dos diferentes sentidos e a tendência a classificar ou agrupar em conjuntos ou sistemas. Hoje usamos mais o termo de processamento mental para esta função. Piaget pensava bem que a criança era um ser ativo, ou seja, não sofria passivamente a ação do seu ambiente e essas estratégias de interação com esse ambiente eram definidas como esquemas. Então "esquemas" seriam padrões organizados de comportamento, sendo que eles se tornam gradativamente sofisticados, na medida em que a criança progride no processo desenvolvimental. Já "esquemas" no sentido de Luria e outros autores ganha conotação de um determinado estado de percepção integrada somatosensorial. Essa modificação se dá através da assimilação e da acomodação que basicamente seriam a incorporação das novas experiências ou informações e a modificação e ajustamento das estratégias ou conceitos em função das novas informações ou experiências. Aí reside uma tentativa de explicação neurofisiológica para o que se chama metaciência de planejamento motor da ação. A teoria piagetiana dividiu o desenvolvimento do pensamento da criança em quatro estágios, que seriam descritos a seguir:
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