Revista de Psicofisiologia, 2(1), 1998

Ontogenia: do nascimento à velhice

5) O CLIMATÉRIO MASCULINO E FEMININO

A meia idade é o período do climatério feminino e masculino caracterizado por uma diminuição no funcionamento biológico e fisiológico.

Para as mulheres, a menopausa é considerada como o climatério, podendo ocorrer em qualquer ponto entre os 40 anos e início da faixa dos 50.

Em face do progressivo desaparecimento folicular, nos anos que precedem a menopausa (após 40) a população de folículos dos ovários é bem menor do que aquela existente aos 10 anos de idade. Portanto, a produção dos estrogênios também diminui. Em conseqüência, os níveis destes hormônios no sangue já podem se apresentar bem mais baixo. Tem início o clímatério. Aparecem, então, as alterações menstruais, sintomas decorrentes deste processo. Como os folículos não são repostos, chega o momento em que eles desaparecem por completo levando os ovários à "falência". em decorrência, não há mais ovulação e a mulher se torna infértil. A produção de estrogênio, agora drasticamente reduzida, pois embora existam outras fontes menores de estrogênio, elas não são suficientes para desencadear a mestruação.

Para os homens, o climatério não possui uma demarcação nítida como a menopausa. Os hormônios masculinos permanecem razoavelmente constantes ao longo da faixa dos 40 e 50 anos. Contudo os homens devem adaptar-se ao declínio no funcionamento biológico físico geral.