>>>Citações

No “ISI citation index” aparecem 51 citações com os nomes PIMENTELSOUZA e DESOUZA, faltando mais 20 anteriores a 1974 e 8 como co-autor de Bullock TH ainda não incluídas, somando 79 . No entanto, incluindo revistas não indexadas no ISI, a maioria em português, que são as mais úteis e interessantes para o público brasileiro, as citações conhecidas por mim chegam a 181, sem contar auto-citações, que são contadas no ISI, mas, se fossem incluídas nas minhas citações, atingiríamos mais de 300 citações.

    Mas, existem muitas outras citações disseminadas na sociedade civil, que são difíceis de serem computadas, como por exemplo as judiciais, onde sou citado para embasar processos de crime contra o silêncio por vários advogados: 1) Ferran Pestana, por parte do "Ayuntamiento de Gavà", contra o barulho do aeroporto de Barcelona, 2) em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, pela poluição sonora urbana, 3) em Belo Horizonte, na defesa do bancário, que matou a síndica, que o incomodava com música elevada e abusiva, etc, além de dezenas e dezenas na mídia escrita, televisada e radiofônica.

    É curioso que depois de 1990, quando comecei a pesquisar poluição sonora no sono e na vigília, área de maior relevância social e na mídia,  tive apenas um artigo indexado no ISI só citado uma vez pelos autores indexados no ISI. Mas, em mapeamento cerebral  um único artigo teve mais de 30 citações, suportadas pelo nosso patrono, Johnson Jr, da Michigan State University, e em peixe elétrico outras 30 citações, além de ter dado idéia, que virou patente na França, para controle de poluição de água doce. Sobre caramujo, vetor da xistose, embora tivéssemos importantes trabalhos com novos paradigmas, as citações mal passaram de 10, indicando a austeridade de nossos colegas brasileiros para citar seus compatriotas.

    Enfim, tudo isto só vem confirmar o que o  próprio ISI escreve na sua página com o título: "THIS IS VERY IMPORTANT": Citation analysis is supplementary to, not a substitute for, peer review and other forms of expert evaluation." Mais adiante: "...many factors may influence whether a paper is cited much or little."