ESPECIALIZAÇÃO EM

NEUROCIÊNCIA APLICADA: CONTROLE DA QUALIDADE DE VIDA E EDUCAÇÃO

(pessoal, na sociedade e no trabalho)





OBJETIVO

Promover a compreensão das pessoas para e como atingir a meta do desenvolvimento orgânico e das funções superiores: mentais e psicológicas, da criatividade e do autocontrole, com base na neurociência, a saber, pelos benefícios do sono, do silêncio, do controle das emoções e das vísceras, da compreensão da aprendizagem ativa, da cognição e do sentido da visão etc. Haverá indicação de caminhos de estabilidade e realização pessoal, face aos desafios do mundo moderno, que apresenta um grande risco à sanidade, estando muitas pessoas embotadas ou apenas seguindo uma rotina sem entusiasmo, com perda gradativa do seu potencial.
 
 

PÚBLICO ALVO

Dirigentes de empresas e profissionais de empresas, de instituições ou liberais com nível superior, especialmente: psicólogos (clínicos, organizacionais ou relacionados á educação), médicos (psiquiatra, otorrino ou do trabalho), terapeutas ocupacionais, biólogos, educadores (planejadores e aplicadores pedagógicos), administradores, engenheiros de produção, ambiental, industrial (envolvidos com logística de produção e administração de pessoal) e da segurança do trabalho e outros profissionais interessados.
 
 

EMENTA

  1. Epistemologia e produção de conhecimento,
  2. Psicopedagogia: aprendizagem ativa e inteligente. Construção da aprendizagem em adultos. Objetivos pedagógicos cognitivos e afetivos,
  3. Formação pessoal em neurociência: Bioletrogênese ou o funcionamento cerebral a eletricidade e a bioquímica, Motricidade ou controle de decisão do movimento voluntário, Funções superiores do cérebro (consciência, fala, dominância cerebral, sono e ondas cerebrais), Sistema nervoso autônomo ou controle das vísceras, sistema límbico ou controle das emoções e aspectos estruturais e temporais da visão e sua interpretação,
  4. Aplicações da neurociência no nosso dia a dia: Estresse e manifestações autonômicas de doenças psicossomáticas, Distúrbios mentais e controle ds emoções, Aspectos estruturais, funcionais e semânticos do sono e do sonho, Desenvolvimento ontogenético: do nascimento à velhice, A dor e o controle das emoções,
  5. Vivência e orientação de terapêutas e de especialistas,
  6. Audição e ruído. Benefícios e malefícios do silêncio e do ruído, no sono e em vigília,
  7. Princípios de Ergonomia, orgânica, cognitiva e afetiva,
  8. Elaboração de MONOGRAFIAS.

 

COORDENAÇÃO

Fernando Pimentel de Souza, Doutor em Psico-Farmacologia EPM/UNIFESP, Professor Titular de Neurofisiologia/UFMG, Pós-Doutoramento em Psicofisiologia/UCSD/USA, DEA Neurofisiologia/ORSAY-Université de Paris, Engenheiro Eletrônico/ITA-SP, MSc Eletrônica Espacial/ENSA-Paris