ROTEIRO DE QUESTÕES EM NEUROFISIOLOGIA
PROFESSOR FERNANDO PIMENTEL DE SOUZA
- Sôbre o funcionamento do neurônio e células musculares
- Experimentalmente, como se evidencia a existência de um potencial de membrana (PM)?
Conceitue PM. O PM tem o mesmo valor para todas as células? Por quê?
- Conceitue "Resposta local". Defina potenciais sub-limiares e supra-limiares, o
que é lei do "tudo ou nada"? É possível desencadear-se um potencial de ação
usando-se vários estímulos sub-limiares? Justifique.
- O quê é potencial receptor? Como um estímulo mais forte é codificado no sistema
nervoso. Explicar o fenômeno da adaptação dos receptores. Dê um exemplo de receptores
de adaptação lenta e rápida.
- O quê é "unidade sensitiva"? Qual sua relação com discriminação
sensorial? O quê é especificidade das vias sensitivas. Justifique a sensação visual
causado por um estímulo mecânico aplicado ao olho.
- Explicar oclusão e facilitação. Dê um exemplo esquemático.
- Explicar a curva de intensidade-duração de estímulo (ou curva de excitabilidade).
Sendo a cronaxia de uma fibra do tipo A igual a O,1 ms e a de uma fibra mielinizada
delgada igual a O,3 ms, tendo mesma reobase, qual das duas fibras é mais excitável?
- Explicar a condução nervosa eletrotônica e saltatória. Qual o efeito da
mielinização quanto à velocidade e metabolismo na condução de potenciais de ação na
fibra? Qual a depenência da velocidade de condução com o diâmento das fibras? Qual o
efeito dos anestésicos locais sobre a fibra nervosa?
- Como os ions K+; Na+, Cl- e proteínas se distribuem de
um lado e de outro da membrana da célua nervosa? O quê é transporte ativo? Qual sua
influência sobre a concentração dos ions?
- Como o PM depende da permeabilidade seletiva da membrana e das concentrações de K e
Na? Como o PM depende do transporte ativo? O quê acontece quando o transporte ativoé
inibido?
- . O quê é despolarização e hiperpolarização? Como ocorrem no axônio?. Relacione
os fenomenos acima com permeabilidade e concentração de K+ e Na+.
- . O quê é potencial de ação (PA)? Relacione as fases de um PA com a permeabilidade
da membrana ao Na e ao K.
- . Sódio e potássio contribuem igualmente para o valor do PM? Justifique.- O quê é
ponencial de equilíbrio para o Na e potencial de equilíbrio para o K?
- . Quais os efeitos das alterações nas concentrações extracelulares de Na+ sobre
o PM e sobre o PA? e as alterações das concentrações extracelulares de K+?
- .Explicar o princípio da célula marca-passo em relação a .PM, limiar da descarga e
permeabilidades de K+ e de Na+.
- . Explicar "período refratário absoluto" ((PRA) e "período refratário
relativo" (PAR). O quê acontece com a excitabilidade da fibra durante esse període?
Como se altera o PA? Por quê?
- . Descreva uma sinápse. Como se explica o retardo sináptico? O quê é PPSE e PPSI?
Ralacione PPSE e PPSI com a variação da pemeabilidade de membrana a K+ e Na+.
- . Ocorre PA no neurônio quando há ao mesmo tempo PPSE e PPSI? Explicar somação
espacial e temporal.
- . Descrever a sequência dos acontecimentos, potenciais e ions, desde a aplicação de
um estímulo elétrico sobre uma fibra nervosa ou de um estímulo natural num receptor
fisiológico até a chegada do PA na terminação pré-sináptica. Definir condução
ortodrômica e antidrômica.
- Sobre o sistema nervoso autônomo (SNA)
- Qual a razão do se afirmar que a ação simpática é difusa e a parassimpática é
localizada? Por quê a condução do PA é mais lenta no SNA do que no sistema nervoso
somático?. Explicar a ação maciça do simpático.
- As ações do simpático e do parassimpático são sempre antagônicas? Explique as
ações autonômicas no coração na musculatura da iris, nos vasos periféricos e nas
glândulas salivares, analizando o antagonismo simpático e parassimpático.
- Explicar o mecanismo geral de um reflexo autonômico. Descreva o reflexo da micção e
da defecação. Dê exemplos de reflexos autonômicos integrados no bulbo.
- A atropina bloqueia a ação muscarínica da acetilcolina. Em que célula ligada ao SNA
observa-se esto efeito? Em um indivíduo atropinizado quais os efeitos autonômicos
observados na pupila, no intestino e nas glândulas salivares. Qual a importância médica
deste resultado?
- Conceitue o SNA simpático e o parassimpático em relação ao meio interno, em
particular à sua ação metabólica e em relação ao meio xterno. Explique suas
influências direta e indireta sobra o fígado, a tireóide e o metabolismo celular.
- Numa síndrome de Cannon (situação de emergência) o quê se deve esperar que ocorra
com a irrigação muscular esquelética, irrigação periférica, frequência cardíaca,
pupila, formação rcticular e estado de vigília.
- A lesão da parte cervical do SNA simpático desencadeia a síndrome de Horner. Quais
são os efeitos sobre o funcionamento do SNA na região da cabeça? Na doença de Chagas
há destruição de fibras de condução no coração de estímulos do SNA simpático e de
fibras parassimpáticas para o trato gastro-intestinal. Quais as alterações funcionais
esperadas?
- Sobre reflexos medulares somáticos
- O quê é um ato ou ação reflexa? O quê é um arco reflexo? Citar as peças de um
arco reflexo. Classifique os reflexos quanto ao número de sinapse e localização do
receptor. O quê é unidade motora?
- Descreva as partes centrais, polares e de.inserção do fuso e dê suas características
funcionais. Quais são as alterações que produzem respostas no fuso (nas fibras la)?
Qual a relação entre estiramento e frequência de PA nas fibras Ia?
- Descreva o reflexo miotático a partir de um exemplo. Qual a relação entre a
variação do comprimento do fuso e a intensidade da contração muscular. Descreva cada
etapa, passando pelas alterações do fuso, na fibra Ia e neurônio alfa.
- Estados de ansiedade dão descargas tônicas nos aferentes gama. Como isto se reflete na
sensibilidade do reflexo miotático e no nível de funcionamento do reflexo miotático?
Explique.
- Defina: tônus muscular, hipertonicidade e hipotonicidade. Demonstre a importância do
reflexo miotático na manutenção do tonus muscular e da postura, em relação à
excitação ao sistema extra-piramidal e da ação da gravidade.
- Dê um exemplo de reflexo miotático inverso (ou da suporte negativo). Descreva o
arco-raflexo e o seu funcionamento. Qual a importância do reflexo miotático inverso?
- Dê um exemplo de uma situação que desencadeia um reflexo de flexão ou de retirada e
o de extensão cruzada. Descreva características de duração, descarga, limiar e de
constituição de seu arco-reflexo.
- Explique o princípio da inervação recíproca, mostre seu circuito. Conceitue
sinergismo, mostrando sua importância no movimento de um membro e na locomoção do
indivíduo.
- Dê exemplo de funcionamento do reflexo extensor (ou de suporte positivo) na vida
diária. Descreva seu arco-reflexo. Mostre sua evolução da infância à velhice e sua
consequência funcional. Explique como o mesmo é usado como teste de funcionalidade.
- . Geralmente o limiar do reflexo miotático inverso é bem mais alto de que o peso
corporal. Analise, quando ao tônus, à postura e à locomoção, as situações em que em
um membro inferior:
1o) o limiar do miotático inverso (ex: 71Kg) é bem próximo do peso corporal (70 Kg).
2o) o limiar do miotático inverso (69 Kg) é mais baixo do que o peso corporal (70 Kg).
- . Qual a diferença entre uma ação reflexa e uma ação consciente quanto a: tempo de
resposta, circuito neural, padrão de resposta e estado de consciencia. Qual a
importância desta diferença para a defesa da integridade do indivíduo a curto o a longo
prazo?
- . No reflexo patelar a resposta é um abalo tendinoso. Na manutenção da postura a
resposta é o controle do tônus muscular dos extensores posturais. Qual a diferença do
funcionamento do reflexo miotático nas duas situações: Que informações nos fornece as
análises do reflexo patelar e da postura?
- Sobre excitação e contração de músculo esquelético (trabalhos experimentais)
- Explique o antagonismo do Na+ e Ca++ extracelular e o mecanismo de liberação de
Ca++ intracelular na fibra muscular isolada. Explicite a ação do Ca++ nos filamentos de
miofibrilas e o mecanismo de deslizamento na contração muscular. Explicite as funções
dos túbulos transversais e longitudinais.
- Defina estímulos limiar, supra-limiar, sub-máximo, máximo e supra-máximo num
músculo esquelético como um todo. Faça a escala de contração. O quê são tétanos
perfeito e imperfeito?
- Uma fibra muscular isolada obedece à lei do "tudo ou nada" do neurônio?
Qualquer que seja a resposta, explique como se efetua a contração gradual do músculo
como um todo.
- Qual a implicação funcional da estriação do músculo? Idem para o significado da
coloração do mesmo? Qual a fonte de excitaçao do músculo esquelético, liso e
cardíaco? .
- Explique como pode haver variação para mais e para menos do tônus muscular quando só
há junção excitatória (músculo esquelético) ou excitatória a inibitória músculos
liso e cardíaco). O quê ocorre na junção neuromuscular esquelética com excesso de
colinesterase? Explique o quê represanta a eletromiografia do músculo esquelético.
- Descreva a relação de variação da tensão versus comprimento num sarcômero isolado
e num músculo como um todo. Explique por quê há variações. Defina contração
isométrica e isotônica. Qual delas se converte em trabalho mecanico ativo? Por quê?
- Sobre reflexo medular, sistema labiríntico e descerebelação. (trabalhos
experimentais)
- Na experiência da anestesia do labirinto da cobaia, explicar e fazer um esquema do
circuito nervoso nos seguintes casos:
a) hipotonia nos estensores do membro anterior ipsilateral.
b) hipertonia dos extensores do membro posterior ipsilateral.
c) nistagmo de cabeça.
d) nistagmo ocular.
- Na experiência da descerebelação no pombo, após uma primeira lesão superficial (2/3
mm de profundidade), a 2 mm da linha mediana e 2 mn acima da fossa que separa o crâneo da
espinha, ocorre:
a) hipotonia da perna ipsilateral. Qual a área, lesada?
b) Hipertonia da perna ipsilateral. Qual a área lesada?
Se a lesão é feita da mesma maneira, mas do lado oposto, ocorre:
c) no caso "a" acentua o quadro. Qual a área lesada?
d) no caso "a" atenua o quadro. Qual a área lesada?
- Na experiência de ações reflexas no sapo, o tempo de latência da resposta flexora
diminue quando há aumento da concentração de ácido (ou da intensidade do estímulo).
Explicar: Na experiência de um grupo a concentração de 0,1% deu 5 sec, e a de O,2%
deu 8 sec. Mais tarde os experimentadores observaram que no primeiro casoa parte da
pata do sapo imerso era maior. Explicar.
- Por quê uma pessoa que rodava, quando pára de repente sente-se como estivesse rodando?
Uma pessoa de olhos abertos anda em linha reta e deolhos vedados desvia em raios enormes
para a esquerda. Dê diagnósticos possíveis.
- Sobre a fisiologia do tronco e do encéfalo em geral
- O quê é formação reticular (FR)? Quais os efeitos da estimulação da FR sobre a
musculatura esquelética? Quais os efeitos da estimulação da FR sobre a atividade
elétrica cortical?
- Quais os efeitos da estimulação dos núcleos vestibular e rubro sobre a musculatura
esquelética? Quais s~eo as aferências e eferências destes núcleos?
- Explicar os efeitos da estimulação elétrica do cortex cerebral e dos glanglios da
base sobre a.musculatura esquelética. Descreva o circuito neural. Explicar os efeitos da
estimulação elétrica do córtex e dos núcleos do cerebelo sobre a musculatura
esquelética. Descreva o circuito neural.
- Citar as funções dos lobos do cerebelo segundo divisão filogenética e fisiológica.
Explicar o mecanismo de ação dos lobos cerebelares sobre o tronco a partir das
informações que recebe das aferências fusais.
- Como um paciente com lesão cerebelar (situada respectivamento nos lobos anterior,
posterior e floculonodular, direitos) se comporta quando tenta enfiar uma linha na agulha?
- Explicar a variação do tônus dos músculos esqueléticos nos mamíferos superiores
decorticados. Idem nos mamíferos superiores mesencefálicos, incluindo ou não o núcleo
rubro. Um paciente fica erecto, quando tem os pés juntos lado a lado com os olhos
abertos, se fecha os olhos cambaleia e começa a cair (sinal do Romberg). O quê indica
essa situação?
- Explicar a variação do tônus dos músculos esqueleticos nos mamíferos superiores com
transecção do neuro-eixo acima e abaixo do núcleo vestibular. Explicar os reflexos de
endireitamento labiríntico, seu efeito sobre a posiçao da cabeça e tronco.
- Descrever o quê ocorre com o animal medular durante e após o choque espinhal.
Justifique. Explicar o "reflexo em massa".
- Sobre fisiologia do hipotálamo
- Explicar como se realiza o controle da temperatura corporal pelo hipotálamo quando
ocorre aumento da temperatura ambiente. Quais as reações acionadas pelo organismo?
- Explicar como se realiza o controle da temperatura corporal pelo hipotálamo quando
ocorre aumento da temperatura ambiente. Quais as reações acionadas pelo organismo?
- Descrever o mecanismo da febre. Quais as reações apresentadas por uma pessoa febril?
Justifique os tremores musculares observados em um indivíduo que foi anestesiado com
barbitúrico.
- Descrever o mecanismo da sede desencadeada por alterações na osmolaridade e no volume
do líquido extra-celular. Por quê o indivíduo normal cessa a ingestão de água mesmo
antes de corrigir as alterações de osmolaridade. Qual a influência psíquica no
controle da sede?
- Descrever o mecanismo da foma e da saciedade. Por quê o .indivíduo normal cessa a
ingestão dos alimentos antes mesmo que ocorra normalização da glicemia?
- Sobre a integração das ações motoras e fisiologicas do córtex cerebral
- O quê é área somato-sensorial hum (SI)? O quê á área somato-sensorial dois (SII)?
Quais são as modalidades de sensações projetadas em SI e SII? Caracterizar a função
das duas áreas por experiências de estimulação e lesão. Descreva a organização
somatotópica. .
- Conceituar áreas de associação do córtex. Citar deficiências de suas lesões.
Localizar e descrever as funções das áreas psicosensoriais e centros da linguagem.
Conceituar o exemplificar dominância cerebral.
- Descreva as funções do tálamo, citando suas bases antômicas.
- Descrever a organização das áreas motora e pré-motara do córtex cerebral. Citar as
funções das mesmas com bases em experiências de estimulação e lesão.
- Descrever como o equilíbrio é mantido com a ajuda do sistema labiríntico, núcleos do
tronco, cerebelo, medula o músculos esqueléticos.
- Descrever como a postura o a tonicidade são mantidos com a ajuda do músculo, medula,
tronco e cerebelo. Explicar a natureza da regulação cerebelar.
- Explicar como se inicia um movimento voluntário, como se constitue com ajuda de
esquemas sensoriais e como estruturas extra-córtico-espinhais estão envolvidas no
controle deste movimento. Explicar a natureza da regulação cerebelar e de um controle de
uma longa rotina de movimento inconsciente.
- Dar as bases do eletroencefalograma (EEG): Explicar onda alfa, bloqueio alfa e onda
lenta. Quais as alterações que podem ocorer no EEG durante uma crisec epiléptica?
- Descrever as variações do EEG durante o sono. Citar as fses do sono, e relacione com a
função dos núcleos da rafe e cerúleo e suas bases bioquímicas. Explique as
características do sono paradoxal quanto a tônus muscular, limiar para acordar e
movimento ocular.
- Descreva os foto-receptores quanto a morfologia, limiar de excitabilidade,
localização, densidade de ocorrência e funções nas visões diurna e noturna. O quê
é ponto cego da retina?
- Qual a relação de convergência dos cones e dos bastonetes nas células ganglionares?
Qual sua implicação na acuidade visual? Justifique por quê procuramos examinar os
objetos enfocando sua imagem na fóvea. Conceitue campo visual e visão binocular.
- Explique a representação do objeto na retina e no córtex. Descreva as projeções
talâmicas e corticais do nervo óptico. Quais são as consequências na percepção dos
campos visuais das transecções do nervo, trato e quiasmo óptico?
- Explique os princípios ópticos da formação da imagem do objeto na retina? Por quê
há uma camada pigmentada na coróide?
- Explique os reflexos: pupilar à luz (foto-motor direto), consensual à luz (fotomotor
indireto) e de convergência dos eixos ópticos dos globos oculares. Defina e explique o
mecanismo de acomodação do cristalino.
- O quê é hipermetropia? Como pode ser corrigida? Indique um possível relacionamento
entre estrabismo o olho hipermétrope.
- O quê é miopia? Como pode ser corrigida? O quê é presbiopia? O quê é astigmatismo?
- Explique o mecanismo de geração do potencial receptor pela luz incidente. Descreva a
curva de sensibilidade da rodopsina à luz monocromática (curva de absorção relativa).
A partir dessas curvas como demonstrar que a rodopsina é o fotopigmento da visão
noturna? Explique cegueira noturna.
- Explique a curva de visibilidade fotópica (visão diurna). Expliue as curvas de
sensibilidade dos vários tipos de cones. Como se explica a visão a cores?
- . Explicar a adaptação à obscuridade e à luz. Por quê um indivíduo usando óculos
vermelhos em um ambiente bem iluminado se adapta mais rapidamente à obscuridade quando
entra em câmara escura (sem os óculos).
- Descreva o mecanismo de transmissão da onda sonora nos ouvidos externo, médio e
interno. Cite as vias auditivas das células receptoras até o córtex. Descreva a
organização tonotópica no córtex.
- Demonstre a importância das contrações reflexas dos músculos extensor do tímpano e
estapédio. Explique por quê um som de grande intensidade impede a perpepção de um som
de pequena intensidade.
- Explique o mecanismo de transmissão das vibrações da janela ovalpara a membrana
basilar. Cite deficiências decorrentes de lesões na base é no ápice da membrana
basilar.
- Como é formado o orgão da Corti? Como as vibrações da membrana basilar são
transformadas em impulsos nervosos? Explique a codificação de intensidade e frequência
sonoras ao nível das células ganglionares.
- Descreva a curva do limiar de excitabilidade da audição. Cite as frequências limites
(superior e inferior) da nossa audibilidade. Justifique. O quê significa 0 (zero) deciBel
e limiar doloroso na audição?
- Explique surdez periférica e nervosa. Dê exemp]os de reconhecimento destes tipos de
surdez por testes de diapasão.
- Sobre os sentidos viscerais, dor, emoções e condicionamentos
- Descreva a via olfativa desde o receptor até o córtex cerebral.Descreva o
mecanismo de estimulação dos receptores da olfação. A sensibilidade limiar dos
receptores da olfação é a mesma para todas as substâncias?
- Descreva a via gustativa desde o receptor até o córtex cerebral.Faça um paralelo
entre localização do receptor e gosto. Os limiares gustativos para as diferentes
substâncias são os mesmos? Baseseado nesta resposta justifique o emprego da sacarina
como substituto da sacarose. Por quê um indivíduo resfriado ocorre alteração do
paladar?
- Explique em relação à dor: tipos de sensibilidade cutânea. estímulos, possíveis
mediadores perifêricos e centrais, vias de projeção, centros de integração, reação
emocional e variação com aspectos cognitivos.
- Explique o princípio da dor visceral e sua percepção: como no enfarto do miocárdio o
indivíduo sentir dor no braço esquerdo. Explicar a dor muscular.
- Cite as funções (motivação x punição e agressividade x mansietude) do sistema
límbico, descrevendo as observações de estimulação e lesão de suas estruturas.
Justifique o procedimento da lobotomia frontal. Justifique a importância do sistema
límbico no condicionamento do comportamento.
- Defina reflexos incondicionado e condicionado. Descreva a aquisição do condicionamento
clássico. Explique extinção e inibição externa. Qual a base fisiológica deste
condicionamento?
- Conceitue condicionamento operante, conceitue reforçamento positivo, reforçamento
negativo e punição. Qual a base fisiológica deste condicionamento? Uma criança
organicamente normal apresenta uma conduta emocional indesejável tal como: não tem
horário para dormir, levantar ou alimentar, come mal e só aquilo que quer. Não controla
as suas necessidades fisiológicas (defecção e micção). Indique um procedimento de
terapia comportamental que levasse esta criança a emitir comportamentos desejáveis.