TV Cultura - página inicial Domingos, 21h30. Reprise às quintas, 00h30. Repórter Eco - página inicial

Matéria

22/5/2005 - Humanidade

Cientistas do mundo todo participam de um projeto para desvenda a história das migrações humanas por meio do estudo do DNA.

Assista ao vídeo

Formato WindowsMedia

Desvendar a história das migrações humanas por meio do estudo do DNA, o código genético humano. Este é o objetivo do Projeto Genográfico, iniciativa da National Geographic, conglomerado de pesquisa, mídia e entretenimento, da multinacional da área de informática IBM e da Wait Family Foundation. O trabalho será realizado por dez centros de pesquisa em vários locais do mundo. Um deles ficará em Belo Horizonte. Os cientistas vão estudar o DNA de povos nativos dos cinco continentes. A expectativa é que sejam analisadas pelo menos 100 mil amostras.
Entrevista com Fabrício Santos/biólogo, Coordenador do Centro de Pesquisas da América Latina do Projeto Genográfico -"Nós temos uma vaga idéia de como se deu o povoamento do Planeta através de vários estudos científicos, através da Arqueologia, da Antropologia Física, que é o estudo dos ossos, e também com a genética, de que a nossa pátria mãe, de todos os povos nativos do Planeta é a África. Mas a gente quer saber outros detalhes: como esses povos, a partir da África, inicialmente há cem mil anos atrás, como eles chegaram a ocupar todos os outros continentes. É como se vocês pedissem um teste de DNA para saber a paternidade, mas não só de uma geração anterior? Exatamente. Da mesma forma que o teste de DNA é feito na paternidade, onde você vê só duas gerações, no caso a gente tá investigando de duas mil a cinco mil gerações atrás.
Pergunta: Na América do Sul, quais os povos deverão ser estudados? Existem grupos humanos nos quais vocês T6em interesses específicos? R: A gente já tem trabalhado com povos nativos americanos como o Tupi, o povo Quéchua, mas existe uma infinidade de outras populações que não foram estudadas e tem questões muito interessantes. Eles mesmo, na própria tradição oral, mostram controvérsias. Os povos Tupi, alguns dizem que vieram da Amazônia, por uma rota passando pelo Paraguai. Outros dizem que vieram do litoral brasileiro, através da costa litoral norte". off - Qualquer pessoa poderá participar do Projeto Genográfico, desde que compre um kit que custa cerca de 100 dólares.
Essa parte do projeto é muito importante. E foi uma recomendação dos comitês de ética dos EUA. Eles dizem que um projeto dessa envergadura deveria ter a participação da sociedade. E essa participação enorme de indivíduos inviabilizaria os custos do projeto. Então essa participação é voluntária, vem de quem pode contribuir. E com ela a gente tentará fazer um retrato das migrações recentes que levaram à constituição das metrópoles, que sãouma reunião de uma série de descendentes de populações nativas do mundo todo".

INFORMAÇÕES
www.nationalgeographic.com

Autor:
Editora de Texto: Mariene Pádua. Reportagem : Cláudia Tavares. Pauta: Marici Arruda.