Capítulo 5:
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O sub-capítulo 5.1 trata de pesquisas, processos e análises acadêmicos e institucionais .
O sub-capítulo
5.2 mostra uma pesquisa de ensino, baseada nos objetivos pedagógicos
taxionômicos, segundo orientação de Bloom e cerca de
50 psicopedagogos, e de um processo construtivista, com inspiração
em Piaget, aplicada na disciplina de Psicofisiologia. Procura-se
mostrar ao aluno temas de neurociência para compartilhar
uma melhor qualidade de vida e fazer com que, como um participante
ativo, venha a construir sua própria linguagem e desenvolver melhor
na aprendizagem.
Os sub-capítulos 5.3 (1997/1-2), 5.4 (1998/1-2), 5.5 (1999/1) e 5.6 (1999/2) mostram as melhores monografias publicadas na Revista de Psicofisiologia, construidas em um trabalho de parceria do professor com um grupo de alunos. Os temas foram escolhidos no sentido de entender e orientar a diminuição do sofrimento humano ou compreender ou aumentar o prazer na vida.
O sub-capítulo 5.7 mostra os 5 passos de formação individual, para induzir a criatividade, em Material didático para os cursos de Psicofisiologia e Fisiologia Médica.
(Contamos com a colaboração de S. Mingoti, PhD em estatística,
e L.A.C. Marco e C.M. Antunes, Professores Titulares da UFMG e apoio de
secretaria e de informática de V.L.V. Melo e D.S. Carvalho).
1) PIMENTEL-SOUZA F., 1973. Roteiro de questões de neurofisiologia. Laboratório de Psicofisiologia, Departamento de Fisiologia e Biofísica, ICB-UFMG. (Roteiro elaborado para uso nas disciplinas, isoladas e integradas à Fisiologia nos cursos de Medicina (UFMG, Itajubá e Montes Claros) Psicologia (UFMG e Uberlândia), Fisioterapia, Terapia Ocupacionaol e outras da área biomédica, a partir de 1973 em grupos de discussão e solução de problemas, dando ênfase ao ensino formativo, centrado no aluno e em alguns tópicos mais relevantes e não enciclopédico).2) PIMENTEL-SOUZA F., 1980. Algumas limitações para o desenvolvimento da pesquisa científica nas universidade federais no Brasil. "Ciência e Cultura", 32(8):1028-1031.
3) PIMENTEL-SOUZA F., 1984. Os clamores de uma geração na Universidade Federal. "Ciência e Cultura", 36(8):1384-1388.
4) PIMENTEL-SOUZA F., 1985. Os clamores de uma geração no país. "Ciência e Cultura", 37(2):269-275.
5) PIMENTEL-SOUZA F., L.A.C. MARCO, C.M. ANTUNES, V.L.V. MELO & D.S. CARVALHO, 1988. Relatório operacional de dados das atividades dos departamentos em 1987, com ênfase em recursos humanos e produtividade científica. ICB/UFMG, pp38.
6) PIMENTEL-SOUZA F., 1989. Dois decênios na meta modernizante de um instituto básico na universidade federal brasileira, com ênfase em recursos humanos e produtividade científica. Ciência e Cultura, 41(9):888-896.
7) PIMENTEL-SOUZA, F., 1998. Como se construiu um Centro de Fisiologia e Biofísica no ICB-UFMG. In Cosenza RM (editor), Trinta Anos do ICB - Estudo duma trajetória, Editora UFMG.
(Você encontra aqui na Internet o artigo na íntegra. Infelizmente, o editor do livro fez cortes em partes cruciais sem autorização do autor depois de acordado o texto final, nos capítulos:
-2.Pesquisa e Pós-graduação; a) Década de 90 e perspectivas: É uma importante discussão sobre política de Ciência e Tecnologia no país a partir do que se viu no departamento,
-a.b)3) Professores Visitantes,
-3) ENSINO; Década de 70: Reforma universitária: Trata-se de importante narrativa de experiências didáticas na UFMG, discussão sobre avaliação subjetiva de ensino por alunos, comprometando a confiabilidade do processo e aproveitado pelos inimigos das IFES para justificar a retirada de seu financiamento, levando a uma autonomia precária e privatização, invés de saneá-las, como fizemos em muitos aspectos na UFMG.
-3) ENSINO; Década de 80: A contra-reforma: Mostra a desorientação didática na UFMG e na governo federal da FHC.
-5) Administração universitária, de sociedades científicas e outras: É uma discussão dos caminhos e descaminhos das avaliações de docentes e institucionais, incipientes na USP e o rigor excessivo que tomou em algumas unidades da UFMG, pelo viés obcessivo de só considerar publicação indexada no ISI).
Índice:
1) Introdução: Pré-história do Departamento de Fisiologia e Biofísica
2) Pesquisa e pós-graduação em Fisiologia e Biofísica
a)pesquisa: pré-história
1) Década de 60: implantação
2) Década de 70: institucionalização
3) Década de 80: estabilização
4) Década de 90: perspectivas
b) Pós-graduação em Fisiologia e Biofísica
1) Histórico
2) Criação do Doutorado
3) Professores Visitantes
4) Interação: produção científica, qualificação docente, pós-graduação e financiamento
3) Ensino de graduação em Fisiologia e Biofísica
1) Década de 60: Ensino não-diretivo
2) Década de 70: Reforma universitária
3) Década de 80: A contra-reforma
4) Década de 90: Perspectivas atuais
4) Extensão em Fisiologia e Biofísica
5) Administrações universitária, de sociedades científicas e outras em Fisiologia e Biofísica
6) Conclusão da história do Departamento de Fisiologia e Biofísica
7) Referências bibliográficas sobre a história do Departamento de Fisiologia e Biofísica
8) Anexo sobre a história do Departamento de Fisiologia e Biofísica:
- Relação: a) dos professores e funcionários, que pertenceram ao quadro de 1968 a 1997, b) dos Chefes de Departamento, Coordenadores da PG e Secretárias-Chefe."8) PIMENTEL-SOUZA, F., submetido. O construtivismo de Piaget à luz da neurofisiologia. Centro Educacional Jean Piaget, at. Prof. Lauro de Oliveira Lima.
- Resumo(Abstract)
- Introdução
- Sujeitos
- Procedimento
- Resultados
- Referências
Editor: Professor Dr. Fernando Pimentel de Souza
5.3) Revista
de Psicofisiologia, volume 1, números 1 e 2,
1997.
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A
Dor e o controle do sofrimento (I)
(O texto completo também está disponvível no formato PDF) Autores: Ana Carolina Gusman, Giseli Dornelas da Costa, Juliana Câmara Bastos, Kênia de Souza Magalhães, Liliane Ribas Maia, Maria da Glória Mendes Pena, Pollyanna Franfes Xavier, Tatiana Peixoto Faria e Viviane Thom (Alunos do 3º período de graduação do Curso de Psicologia do segundo semestre de 1997). Em parceria com o Professor Orientador:
Sumário
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5.4) Revista
de Psicofisiologia, volume 2, números 1 e 2,
1998.
5.5) Revista
de Psicofisiologia, volume 3, número 1, 1999.
o0o Com a parceria do Professor-orientador: Prof. Fernando Pimentel Souza, PhD |
1.1) Monitoração eletrofisiológica 1.2) Variáveis viscerais 2) SONO E VIGÍLIA 2.1) Ritmos circadianos 2.2) Ritmos circadianos e o desempenho humano 3) TRANSTORNOS DO SONO 1) Dissonias 1.1) Transtorno intrínsico do sono 1.2) Transtorno extrínsico do sono 2) Parassonias (apneia, movimento periódico dos membros, pernas inquietas, narcolepsia, hipersonia idiopática, MOR comportamental, sonambulismo, terror noturno, bruxismo, pesadelo, sonilóquio, enurese e epilepsia) 3) Transtornos do sono clínicos/psiquiátricos 4) Outros transtornos do sono 4) CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A INSÔNIA 4.1) Classificação comum 4.2) Duração 4.3) Causas 4.4) Conseqüências 4.5) Tratamento 5) SONHOS 5.1) Aspectos gerais 5.2) Aspectos fisiológicos 5.3) Função do sonho 5.4) Sonhos criativos: como planejar, sonhadores da antigüidade e de hoje, sonhos criativos, dos Índios norte-americanos, dos Senoi, lúcidos e de Iogues. 5.5) como desenvolver o controle dos sonhos 6) O SONO NO RECÉM-NASCIDO E NO LACTENTE 6.1) Estágios do sono 7) O SONO NA IDADE AVANÇADA 7.1) Modificação da arquitetura do sono 7.2) Os distúrbios do sono nos idosos - Problemas médicos com distúrbios de sono secundários - Distúrbios primários do sono - Problemas farmacológicos - Problemas psicológicos e sociais - Aspectos importantes na prescrição de hipnóticos para pacientes idosos 8) CONCLUSÃO 9) BIBLIOGRAFIA 10) COMENTÁRIOS DO EDITOR |
5.5) Revista
de Psicofisiologia, volume 3, número 2, 1999.