RESUMO

Um processo construtivista no ensino de Psicofisiologia foi aplicado e avaliado, usando a classificação de Bloom e colaboradores, para 238 alunos do Curso de graduação de Psicologia, 77% do sexo feminino, a maioria entre 20 e 23 anos durante quatro semestres. Ganhos cognitivos significativos foram alcançados nas maiorias das questões do teste objetivo de conhecimentos, do teste subjetivo sobre "hábitos mentais" e na monografia final. O domínio afetivo só foi avaliado por questionário. "Estrutura da disciplina", "processos pedagógicos" e alguns pontos de metaciência obtiveram resultados significativos. "Filosofia de ciência" e outros aspectos de metaciência, referentes a funções superiores do cérebro, tiveram ganhos pequenos, sendo significativos só em alguns casos. Por outro lado, a contradição entre proposições afirmativas e negativas esvaziou a validade de muitas questões. Enfim, este trabalho mostra ganhos importantes em vários domínios pedagógicos, que procuraram ter atenção à subjetividade e afetividade do aluno, incluindo o amadurecimento da personalidade, ressaltado por um método construtivista.

 

ABSTRACT

A constructive process for teaching psychophysiology was applied and evaluated, using the classification of Bloom and coworkers for 238 undergraduated students of the course of Psychology, 77% female, the majority between 20 and 23 years during four semesters. Significant cognitive gains were observed in the majority of questions of the objective test of knowledge, in the subjective test of "mental habits" and in the final monograph. The affective domain was evaluated only by questionnaire. "Course structure", "pedagogic process" and some points of metascience have shown significant results. "Phylosophy of science" and other aspects of metascience, related to superior functions of the brain, had small gains, in which only someone were significant. On the other hand, misagreement between afirmative and negative propositions void the validity of many questions. Finally this work showes important gains in various pedagogic domains, which demanded for more attention to subjetivity and affectivity of pupil, including personality maturation, emphasized by a constructive method.