Oração para meu filho adolescente


 

    Há poucos dias celebrou-se o seu Batismo a seu pedido em Divinópolis. O que quis dizer seu pedido? Certamente uma resposta de hábitos predominantes culturais. Nesse momento é importante indagar o seu significado: o de iniciação à vida religiosa. Seu sentido mais amplo, originário de "religare", do italiano, refere-se a relacionar. Vida religiosa é então igual a vida de relacionamento, social. De nossa comunidade o Fernando escolheu como padrinhos: o meu irmão José, talvez pela sua tenacidade e organização e a Maria José, minha sogra adotiva, pelo seu dinamismo e entusiasmo. Frei Bemadino, sociólogo, teólogo e celebrador do ato, foi escolhido pela sua capacidade de reflexão e meditação.

    Diante dos pecados clássicos do Catolicismo e da Igreja, um tanto esquecidos e mal-interpretados, muitos se acham no direito de, em tendo iguais direitos à maioria dos outros igualmente errados, conservar uns dois ou três erros. O resultado para a comunidade é permanecer, onde sempre obteve, na geléia geral: prevarica-se, deseja-se a mulher do próximo, come-se, bebe-se e aspira-se em excesso, agride-se, mata-se etc.

    Por outro lado, é importante analisar a decadência que invade nossa comunidade, que ora se arvora em abrigo desses jovens. Vê-se que ela não está preparada e não mais podemos conservar esses hábitos conservadores, que levaram a esse impasse. Para sairmos dessa violência e insegurança, devemos, para lembrarmos apenas aqueles que vivem perigosamente no limiar do desespero pela sobrevivência, diminuir a desigualdade social. Haveremos que repensar nossa vida, mudando de comportamento para sermos melhores até para nós mesmos. Etc,etc...

    O mundo moderno introduziu ou deu outra roupagem a outras perdições, nunca antes pensadas ou aparecidas com tanta agudeza:

 

Volta