Trafego de proteínas

Ribossomos no endereçamento



 
 

    A propria localização dos ribossomos em atividade sintetizadoras, nas células eucariotas, é um passo importante no direcionamento das proteínas nasentes. Os ribossomos ligados à membrana do Retículo Endoplasmático sintetízam proteínas que possuem como destinos finais: lisossomos, membrana celular e meio extracelular. Entretanto, todos os complexos iniciais de mRNA ligados a ribossomos estão no citossol, necessitando asssim, serem levados até o retículo endoplasmático.

    As proteínas que possuem como destino final lisossomos, membrana celular ou meio extracelular, normalmente, possuem, em sua região amino-terminal, uma sequência sinalizadora ou peptídeo sinalUma ribonucleoproteína denominada, partícula reconhecedora de sinal (PRS), liga-se ao ribossomo contendo a proteína nascente com o peptídeo sinal e leva este complexo até a membrana do Retículo Endoplasmático, onde existem receptores para PRS.
 


 

    Ao se ligar ao ribossomo contendo a cadeia nascente a sintese da proteína é interrompida ou
diminuida, sendo reiniciada após o complexo ter se aderido a maquinaria de translocação do Retículo Endoplasmático. Isto impede que ocorra o alongamento prematuro ou o dobramento da cadeia nascente o que iria interferir na translocação.










 
 

Página anterior                                       Próxima página