UFMG VAI SEDIAR REDE NACIONAL DE MESTRADO PROFISSIONAL PARA PROFESSOR DE BIOLOGIA EM EXERCÍCIO NO SISTEMA PÚBLICO – VEM AÍ O PROFBIO

A Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - abriu Chamada Pública nesta segunda, 23 de novembro, para receber propostas que levem à constituição de uma Rede Nacional para a oferta do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio).

O Programa vai congregar diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, sob a coordenação do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

O mestrado profissional será oferecido por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que conta hoje com mais de 100 universidades públicas e 230 mil estudantes ativos, distribuídos em 670 polos pelo Brasil.

A meta é promover a formação continuada – no nível de pós-graduação stricto sensu – dos professores de Biologia em atividade nas redes públicas de ensino.

As propostas das instituições de ensino superior interessadas devem ser encaminhadas até às 23h59 do dia 15 de fevereiro de 2016, pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação ou equivalente de cada IES. Somente serão recebidas propostas que estejam em formato digital, pelo email

Stricto sensu
Com foco nas salas de aula da educação básica onde o mestrando-professor atua, o objetivo é proporcionar a oportunidade de revisão e aprofundamento de conceitos da área, atendendo aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio e às necessidades especificas de qualificação profissional de professores em exercício na educação básica.

“Tanto em termos de conteúdo como em relação às estratégias de facilitação do processo de ensino-aprendizagem da Biologia como uma ciência experimental”, esclarece o regimento.

Os moldes são os mesmos dos programas já existentes nas áreas de matemática (ProfMAt), física (ProFis), história (ProfHistória), letras (ProfLetras) e artes (Prof Artes), dentre outros.

O Núcleo de Apoio à Pós-graduação - NAPG - do ICB, que coordena as ações conjuntas da pós na Unidade, promoveu reuniões de esclarecimento da proposta dirigidas aos professores do Instituto. Na ocasião foram colhidas sugestões dos docentes para uma proposta mais representativa.

No ICB já são oferecidos 12 programas de pós-graduação e 2 cursos de mestrado profissional, abrangendo diversas áreas das ciências biológicas, biomédicas, biotecnológicas e ambiental.

Veja documentos anexos

Anexo 1-PROFBIO - Chamada Publica de Adesao.pdf

Anexo 2-PROFBIO - Regimento.pdf

Anexo 3-PROFBIO - Proposta Curso.pdf