Apresentação

Objetivos

Programação

Resumos

Orientações Gerais

Organização


11 a 14 de outubro de 2006
Estalagem das Minas Gerais
Ouro Preto - MG - Brasil

Influência do Império Tiwanaku na qualidade de vida biológica em San Pedro de Atacama: o que dizem os esqueletos subadultos

Glória, P.T. 1, Neves W.A. 1, Costa M.A. 2

1 Instituto de Biociências - USP, 2 Universidad Católica del Norte, Instituto de Investigaciones Arqueológicas y Museo San Pedro de Atacama, Chile.

totora@uol.com.br

A região do Deserto de Atacama, norte do Chile, apresenta condições propícias para a conservação arqueológica. Uma grande quantidade de esqueletos ali preservados vem permitindo um rico intercâmbio entre estudos bioantropológicos e arqueológicos. Nesse cenário, o presente estudo concentrou-se nos esqueletos subadultos de San Pedro de Atacama. O universo amostral é de 90 esqueletos subadultos (menores de 20 anos) de três cemitérios diferentes: Solcor-3, Coyo-3 e Quitor-6; a datação desses cemitérios varia de 250 até 1240 A.D. O estilo e a qualidade de vida biológica atacamenha foi inferida a partir de oito marcadores osteológicos: cáries, abcessos, desgaste dentário, hipoplasias lineares do esmalte dentário, hiperostose porótica, infecções inespecíficas, traumas e estatura. A hipótese inicial deste trabalho é a de que houve uma melhoria significativa na qualidade de vida biológica em São Pedro de Atacama durante a influência do Império Tiwanaku. A fim de testá-la, a amostra inicial foi dividida em quatro períodos da pré-história atacamenha: anterior, auge, final e posterior à influencia Tiwanaku; e os dados foram comparados através dos testes estatísticos Qui-quadrado, Exato de Fisher e ANOVA. Os resultados da comparação entre os períodos mostraram um padrão bastante variado. O período sob influência do Império Tiwanaku apresentou, por exemplo, as menores freqüências de cáries, ao passo que obteve as maiores freqüências para infecções inespecíficas. A hipótese inicial foi corroborada apenas parcialmente. De fato, parece que houve um aumento do consumo de proteina animal durante a influência Tiwanaku. Por outro lado, adensamento demográfico local e eventuais contatos com novos patógenos podem ter piorado a situação epidemiológica em San Pedro de Atacama.